quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O Fluminense pelo mundo

Como o Fluminense é visto no Brasil nós já sabemos. Mas e no exterior? O que a imprensa inglesa já escreveu sobre o clube? Quais são as ligações entre o Flu e alguns clubes portugueses? Qual foi o primeiro jogo internacional do Tricolor e qual o clube estrangeiro que mais vezes enfrentou o Flu? Quais os clubes criados em outros países em homenagem ao Fluminense? No decorrer do tópico, vou responder essas perguntas e colocar outras informações.

1) EUROPA

Portugal

- A camisa do clube Estrela Da Amadora de Portugal foi inspirada no Fluminense. http://www.gardenal.org/balipodo/2007/08/estrela-da-amadora.html

-Fluminense F.C., de Lisboa

Segundo Paulo Coelho Neto, no livro “A História do Fluminense” (p.454) foi criado em Lisboa um clube em homenagem ao Fluminense.

-Camisa do Sporting

O Sporting de Portugal estreou o estilo de sua camisa atual – listrada verde e branca- em um jogo contra o Fluminense disputado nas Laranjeiras, em 1928. O Flu venceu por 4x1.
http://www.centenariosporting.com/index.php?content=2071

Curiosidade: O Sporting é um dos clubes estrangeiros que mais vezes enfrentou o Flu. Foram sete jogos no total.

Reino Unido

- A estréia do Flu contra clubes estrangeiros foi contra o Corinthians de Londres, em 1910. O time inglês veio ao Brasil a convite do Fluminense. O nome do clube londrino não é uma coincidência com o clube paulista. Depois do jogo contra o Flu, o qual venceu de goleada, o Corinthians fez uma excursão pelo estado de São Paulo. Um grupo de operários que viu um jogo do Corinthians inglês teve a idéia de criar um clube brasileiro com esse nome.

- http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/tv_and_radio/world_football/2188923.stm
Artigo escrito em virtude do centenário do Flu. Conta brevemente o início da história do clube, desde a fundação por Oscar Cox, passando por Preguinho e a Taça Olímpica.

P.S.: O escritor desse artigo, o jornalista inglês Aidan Hamilton, torce para o Fluminense (na Inglaterra ele torce para o centenário Bristol City). Ele escreveu o livro “UM JOGO INTEIRAMENTE DIFERENTE”, que conta a história da influência do futebol inglês no Brasil. O livro tem várias passagens sobre o Fluminense, seja para falar do Oscar Cox, do Welfare ou para elogiar nosso clube. Hamilton enalteceu o Flu Memória e escreveu que o nosso clube é um dos mais organizados do planeta- no sentido de preservar a história e organizar o vasto material arquivado.

- http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/football/2813989.stm
Esse artigo da BBC diz que “o clube mais tradicional da cidade” foi a escolha da Rocinha para o carnaval de 2003 e que a escola pretendia melhorar sua posição no carnaval por causa da popularidade do clube. Depois fala sobre os rebaixamentos e cita a controvérsia da virada de mesa. Continua afirmando que o Flu fez boas temporadas e que está pensando no futuro ao revelar bons jogadores, como o Carlos Alberto.

“Poucos anos atrás, parecia que o Fluminense FC poderia não estar vivo para comemorar seu centenário. Ele caiu para a terceira divisão. Muitos previram que o fim estava à vista. No final, a sua tradição o salvou”.

- http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/football/scot_prem/6495353.stmA BBC fez uma promoção “Se você pudesse ver qualquer jogo de futebol, em qualquer lugar do planeta, onde você iria?” O ganhador escolheu ver Fluminense x Vasco, pelo estadual de 2007.

- http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/americas/1853730.stm
Artigo da BBC em que aparece o Prncipe Charles segurando a camisa do Fluminense.

- O Príncipe de Galles, Eduardo VIII, é presidente de Honra do Fluminense. Seu irmão mais novo, George, que acabou se tornando rei porque Eduardo VIII abdicou ao trono para se casar com uma americana, é vice-presidente de Honra do Flu. Em 1931, eles vieram ao Brasil e visitaram o Fluminense. O Ministério do Exterior brasileiro pediu ao Flu que organizasse uma partida comemorativa para os príncipes britânicos. O Flu assim fez, organizou uma partida entre um combinado paulista e um carioca (6x1 pro Rio). Os príncipes adoraram e Eduardo VIII escreveu um agradecimento para o Fluminense no livro de visitas do clube.

Itália

-http://www.gazzetta.it/Calcio/Primo_Piano/2007/01_Gennaio/07/renato.shtml
A “Gazzeta dello sport” fez uma matéria sobre o Renato Gaúcho em janeiro de 2007. Tem um parágrafo especial sobre o gol de barriga. “Flamenguistas atônitos e desesperados, “fluminenses” fora de controle pela alegria. Os gritos do narrador “Renatoooooo, goooool de barriga”. Depois, Portaluppi faz o sinal da cruz, reza e agradece aos céus. O gol de barriga no Flamengo é uma imagem sacra do futebol brasileiro, como o drible de Garrincha e a bicicleta de Pelé”.

- Foto da torcida do Flu em um site da torcida Ultras da A S Roma. http://www.asromaultras.it/tribu_fotografie.html

- Existe o Fluminense da Itália, mas falarei mais sobre ele depois.

Dinamarca

Na Dinamarca também tem um Fluminense.

http://www.fluminense.dk/


França

http://www.sambafoot.com/fr/articles/150_Le_retour_en_grace_du_Fluminense_page_1.html

“O hino composto por Lamartine Babo reflete perfeitamente a grandeza mítica do clube "três cores que traduzem tradição". Mesmo as infelizes campanhas de 1997 e 1998, quando o Fluminense caiu para a terceira divisão nacional, não puderam deteriorar o vencedor clube carioca, realçado por uma magnífica sala de troféu”.

Nenhum comentário: