segunda-feira, 30 de junho de 2008

O Fluminense pelo mundo 7

Os Fluminenses da Itália

Como prometido no primeiro post sobre o Fluminense pelo mundo, vou contar as histórias dos Fluminenses da Itália.

- O Flu de Livorno

Criado em 1999, o Fluminense de Livorno é um clube de cálcio 8, uma espécie de futebol com 8 jogadores em cada time. Os fundadores são italianos que tem em comum o fato de gostarem do Brasil e do Fluminense Football Club.
Por muito tempo o clube teve um site, que infelizmente está fora do ar. Acredito que muitos tiveram a oportunidade de ver. Na parte que contava a história do clube, tinha o seguinte trecho:

“Perché Fluminense? un nome tanto difficile da pronunciare (solo per il labbrone dell’Alascas), perché era il nome di una squadra brasiliana di calcio, brasiliana come la tecnica, l’estro e la fantasia (non solo sul campo ndr.) dei suoi giocatori primo fra tutti Sardegnoli, il giocatore con i capelli più estrosi del campionato. Il flu doveva essere prima di tutto una squadra tutta composta da atleti giovani, (senza la presenza delle cosiddette “chiocce”,che avrebbero potuto destabilizzare un’ ambiente improntato sulla linea verde) una squadra che avesse lo spirito combattivo e poi una squadra che potesse avere un futuro”.

O clube sempre disputa os campeonatos amadores da região. Recentemente, ganhou o Troféu Sandri-Chericoni, como pode ser visto no site http://www.circoloamatorilivornesi.it/albo_d Este ano ficaram em segundo lugar.

Vídeo de um jogo do time: http://br.youtube.com/watch?v=qbgTTLbz2GM

* Em breve, fotos do clube!


- O Flu de Occhiobello

A mais ou menos 300 km de Livorno existe um outro Fluminense. Em Occhiobello, na região italiana Veneto, o Gruppo Sportivo Fluminense é funciona como uma escola de futebol para meninos a partir dos 5 anos. Atualmente, o clube tem 140 jovens inscritos nas aulas de futebol.

Ao contrário do Flu de Livorno, a origem do nome é outra. O clube se chamava G.S.Occhiobellese, mas depois que mudaram uns diretores, resolveram trocar o nome. Escolheram Fluminense pelo significado da palavra (rio), já que Occhiobello fica perto do rio PO, o maior rio da Itália. Aliado a isso, o atual presidente tinha uma camisa tricolor do Flu. Aí decidiram que esse era o melhor nome.

O site também está fora do ar, eles disseram que estão sem tempo para colocar em funcionamento de novo. Entretanto, dá para acompanhar o clube por meio de sites da região, como esse: http://www.comune.occhiobello.ro.it/nqcontent.cfm?a_id=613&tt=occhiobello

Nenhum comentário: