sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Torcida


 

"Uma torcida não vale a pena pela sua expressão numérica. Ela vive e influi no destino das batalhas pela força do sentimento. E a torcida tricolor leva um imperecível estandarte de paixão."(Nelson Rodrigues)

"Essa torcida abnegada, que nos acompanha; que está com o clube no insucesso ou na glória; torcida que tem fogo nas entranhas - essa torcida, dizia eu, explica a imortalidade do Tricolor. Sem uma torcida fiel, plena de amor, um clube envelhece, agoniza e morre. Mas aquela torcida tricolor do Fla-Flu é tão imortal quanto o seu clube. E foi por isso, que, na competição com o Rubro-negro, ganhou, espetacularmente. Não sei se é a maior e talvez não seja a maior. mas eu direi que a torcida do Fluminense é a mais doce, a mais iluminada torcida do Brasil e do mundo."  (Nelson Rodrigues)

"Nas situações de rotina, um `pó-de-arroz' pode ficar em casa abanando-se com a Revista do Rádio. Mas quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre: os tricolores vivos, doentes e mortos aparecem. Os vivos saem de suas casas, os doentes de suas camas e os mortos de suas tumbas." (Nelson Rodrigues)


"Com quase 50 anos de frequência aos estádios, jamais tinha visto, antes de um jogo, festa tão bonita como a que fez a torcida do Flu ontem no Maracanã.  Coisa assim digna de abertura de Jogos Olímpicos." (Juca Kfouri sobre o jogo da final da libertadores de 2008.)



"O Fluminense está bem encaminhado para ser um dos dois primeiros na terceira divisão e obter assim sua promoção, mas não foi propriamente no campo que o clube brilhou mais. Foi na arquibancada. Quer dizer: a torcida é melhor do que o time...

...A torcida, sim, a torcida do Fluminense continua jogando um bolão na primeiríssima divisão, jamais foi rebaixada, nem será. São comoventes, na torcida, a sua paixão pelo clube e a sua solidariedade ao time. Ainda no início da campanha da terceira divisão, com 20, 30, 40 mil torcedores no estádio e recordes de audiência na televisão, eu arrisquei o prognóstico de que, se saísse este ano da terceirona, o Fluminense sairia fortalecido por uma torcida maior ainda do que tinha ao ser rebaixado...

...Por enquanto, o Fluminense pode se orgulhar de sua grandeza como clube, grandeza que o reconduziu às primeiras páginas dos jornais, à programação das televisões, ao horário nobre das emissoras de rádio - e tudo isso jogando na terceira divisão. Não é para qualquer um." (Fernando Calazans em 14/12/99)

 
"O Fluminense é algo muito grande. A torcida é fanática, a melhor que eu conheci. E o clube é como uma família". (Romerito)

 
“É difícil não amar o Fluminense ao ver essa maravilhosa torcida nos apoiando com tanto carinho e dedicação”. (Vedrana, jogadora de basquete croata campeã brasileira pelo Flu em 98)
 

3 comentários:

PC Filho disse...

Que ótima compilação, Natália! Parabéns!

Humildemente, coloco abaixo um trecho meu, longe de ter o brilhantismo de Nelson Rodrigues, mas importante por retratar um período espetacular de nossa torcida.

"Ainda me lembro de 2009. O Fluminense era o último colocado da tabela de classificação. Os jornalistas decretavam nosso rebaixamento antecipado. Nos bares, ouvíamos apenas a pergunta: 'em que rodada o Fluminense cairá?'. Os matemáticos nos davam 1% de chances. Mas nós tínhamos 100% de esperança.

E aconteceu o milagre: numa cálida tarde de domingo, 70 mil fanáticos subiram as rampas do Maracanã. O Fluminense era um virtual rebaixado, mas seu povo não desistira. E a massa potencializou o onze tricolor, que passou a jogar por música. O Palmeiras, que brigava pelo título, sucumbiu. E dali para a frente, o Fluminense não perdeu mais. Escapou da degola em 2009, e voou para o título em 2010. Amigos, foi uma jornada maravilhosa."


(blog Jornalheiros, 16/10/2012)

Natália tricolor disse...

Obrigada, PC.

Gostei do seu texto. Vou fazer um segundo post sobre torcida e vou colocar o seu texto também.

Saudações Tricolores.

Bernardo Frossard Papini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.